O nome Tangará

O nome "Tangará", de origem Tupi-Guarani, refere-se a uma ave colorida e característica da fauna brasileira, conhecida não apenas por sua beleza, mas também pela habilidade de emitir sons melodiosos e distintos. Ao atribuir esse nome à nossa escola, estabelecemos uma conexão simbólica com as características marcantes da ave Tangará, como vivacidade, beleza e diversidade de cores.

Esses atributos refletem a abordagem da escola em relação à educação, enfatizando a importância de um ambiente dinâmico, acolhedor e estimulante, onde cada aluno é valorizado em sua singularidade.

À frente da escola, destaca-se uma árvore especial: o Manacá (Tibouchina Mutabilis), nativo da Mata Atlântica. Suas flores, que variam do branco ao lilás conforme amadurecem, simbolizam a diversidade presente em nosso ambiente educacional. Considerando a escola como um espaço onde convivem as diferenças e ocorrem mudanças e transformações, escolhemos o Manacá como nosso símbolo.

Assim como as flores do Manacá, a Escola Tangará floresce com a celebração da diversidade e o estímulo às transformações positivas de cada aluno.